segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O que significam os sonhos?

Vou começar este diário contando um sonho. Foi o primeiro sonho macabro que tive. Tenho 34 anos e nunca tive um sonho tão estranho. Já sonhei que estava voando, caindo, correndo, tentando correr e não conseguindo, voando como se estivesse subindo uma escada... Já sonhei que a morte vinha me buscar e eu morria enfartando, mas nunca sonhei com um acidente; principalmente com acidente de carros. Hoje, sonhei. E não foi um acidente comum, foi um acidente com mortes violentas

O sonho:

Eu estava no ônibus em minha viagem diária de casa para o trabalho. A viagem é longa e eu durmo (isso é real). Acordei e o ônibus estava parado num engarrafamento, que foi causado por um acidente. Quando o ônibus passou pelo local do acidente, pude ver as vítimas. Todos mortos. Nesse ponto a visão muda, como se eu já não estivesse dentro do ônibus, ou como se o ônibus não tivesse paredes nem teto. Pude ver uma van e dentro, um rapaz, pouco mais de 20 anos, deitado de lado, a cabeça ensanguentada. Do outro lado, na pista de sentido contrário, tinha um reboque de barcos, em cima, uma jovem muito bonita, com apenas a metade do corpo, da cintura para cima. Do mesmo lado que a van, um outro rapaz, também cortado ao meio, e próximo ao corpo um capacete de motocicleta. Olhando ainda no mesmo sentido do capacete, mais ao fundo, detro de um mange havia um outro veículo, um carro de passeio antigo, do tipo opala ou maverick.

Esse foi o sonho.

Nunca havia sonhado com sangue ou pessoas mortas de forma tão brutal.


Fica a pergunta. O que minha mente quer? O sonho teria algum significado?



De acordo com o Wikipedia:
O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.




E ainda:
Foi em 1901, com a publicação de A Interpretação dos Sonhos[1], que Sigmund Freud (1856-1939) deu um caráter científico à matéria. Naquele polêmico livro, Freud aproveita o que já havia sido publicado anteriormente e faz investidas completamente novas, definindo o conteúdo do sonho como “realização dos desejos”. Para o pai da psicanálise, no enredo onírico há o sentido manifesto (a fachada) e o sentido latente (o significado), este último realmente importante. A fachada seria um despiste do superego (o censor da psique, que escolhe o que se torna consciente ou não dos conteúdos inconscientes), enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica, revelaria o desejo do sonhador por trás dos aparentes absurdos da narrativa.
pt.wikipedia.org/wiki/Sonho 

[||]

Nenhum comentário:

Postar um comentário