quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Into the Wild

Christopher McCandless e sua placa de SOS
Alguns dias atrás tive o imenso prazer de assistir o filme "Into the Wild". Magnífico! Muito bom mesmo. O diretor é ninguém menos que Sean Penn; esse camarada é extraordinário: ótimo ator, ótimo diretor.

Me identifiquei profundamente com o personagem Christopher Johnson McCandless. Esse desejo de desbravar lugares selvagens sempre me perseguiu. Quando criança, queria subir montes e descobrir florestas. Na adolescência esse desejo só aumentou. Tive a feliz oportunidade de acompanhar um grupo de amigos (a maioria adultos) em uma trilha até o topo do Pico da Pedra Branca, em Bangu, Rio de Janeiro. Acho que foi a melhor experiência que tive até hoje.

Haviam dois caminhos até o topo da montanha: pela parte frontal do monte, mais rápido e direto, porém, com a incrível desvantagem de se caminhar a sol pleno, sem água, e em aclive acentuado; o outro, pela parte posterior, mais longo e demorado, em meio a mata, sombra, água (cachoeiras), lidas árvores e uma incrível plantação de caqui; nunca tinha comido caqui colhido diretamente do pé: o gosto é diferente, mais acentuado, mais doce, mais presente e com uma sensação levemente esfumaçada. Peguei o caminho mais interessante, claro.

Até hoje tenho vontade de fazer exatamente o que o Christopher fez. Sumir da civilização, caminhar na natureza e descobrir um novo estilo de vida. Como gostaria de ir embora do Brasil e conhecer lugares novos. Sei que há lugares extraordinários neste país, mas a mata atlântica, tropical e equatorial não me agradam; talvez o pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), ou a mata das araucárias (Região Sul, ou os campos (Rio Grande do Sul), sejam bem mais interessantes.

O que eu mais queria nesse momento era viajar; seria tudo.

Pretendo ler o livro que deu origem ao filme.



A vegetação do Brasil envolve o conjunto de formações vegetais distribuídas por todo o território brasileiro. O Brasil possui diferentes tipos de vegetação. Os principais são: a Floresta Amazônica no norte, a Mata dos Cocais no meio-norte, a Mata Atlântica desde o nordeste até o sul, a Mata das Araucárias (Mata dos Pinhais) no sul, a Caatinga no nordeste, o Cerrado no centro, o Complexo do Pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetação_do_Brasil

[||] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário