sábado, 14 de fevereiro de 2015

Memórias

Passei a infância e metade da adolescência sem me importar muito com a música. Na verdade, eu não tinha o hábito de ouvir músicas.

Porém, durante um culto tive o prazer de ouvir um quarteto cantar o hino "Deus" do álbum " Em nome de Jesus" dos Arautos do Rei. Nunca tinha ouvido músicas de quarteto, apenas de coral e conjunto (a maioria dos hinos não me despertavam o interesse).

O quarteto era formado pelos amigos Edmilson (baixo), Weslley (2º Tenor), Edieldo (Barítono) e Denilson (1º Tenor).

Não há palavras para exprimir o que senti quando ouvi o quarteto entoar a canção. Achei tão maravilhoso, tão singular, algo etéreo. Aqueles quatro amigos combinavam suas vozes e eu pude perceber as nuances da música.

Jamais vou me esquecer desse momento. Espero que eu não sofra de Alzheimer para nunca perder essa lembrança.

Naquele momento nasceu em mim um desejo de também poder cantar; mais que isso, eu queria poder cantar em um quarteto; mas, eu não me achava capaz, achava que não tinha talento nem voz para participar de algo tão sublime (e ainda acho). Na minha mente e coração, eu jamais iria cantar no quarteto.

Porém, decidi que deveria participar da música e me inscrevi no coral da igreja. O Denilson era o regente; Weslley, Edieldo e Edmilson eram membros do coro. Fui classificado como 2º Tenor e me puseram ao lado do Weslley. Alí começou minha amizade com os membros do quarteto. Minha voz começou a desenvolver e melhorar. Não muito tempo depois, fui convidado a participar do conjunto jovem e do conjunto masculino

Acredito que Deus deva ter mexidos uns pauzinhos porque o Denilson foi convidado a ser pastor em outra igreja e o Weslley me convidou para ser membro do quarteto.

Imaginem minha surpresa! Eu, cantar no quarteto! Acho que esse foi o único sonho que se realizou na minha vida. O único desejo que pude ter. Mesmo agora, depois de tanto tempo (uns 20 anos pelo menos), me emociono ao lembrar.

Foram dias magníficos na minha vida. Talvez a época em que fui verdadeiramente feliz.

Minha avó (Maria) cantava no coral desde sempre. Ela ficou muito orgulhosa de me ver assim em tantos grupos musicais. Que saudade da minha avó!



Na música podemos ter quartetos de vozes ou de instrumentos. Os primeiros podem ser masculinos, femininos ou mistos. Os quartetos masculinos geralmente são compostos por Primeiro Tenor, Segundo Tenor, Barítono e Baixo. Os Femininos Primeiro Soprano, Segundo Soprano, Primeiro Contralto e Segundo Contralto. Os mistos podem ser variados, com quaisquer das vozes citadas. 
Dos quartetos masculinos, os mais conhecidos no mundo são o Acapella, o Signature Sound, o Gaither Vocal Band1 e o saudoso The Cathedrals. No Brasil destacam-se ainda grandes grupos, como o tradicional quarteto Arautos do Rei, o Gileade e o Quarteto Athus. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quarteto

[||]

Nenhum comentário:

Postar um comentário