sábado, 21 de fevereiro de 2015

Jacó, o personagem mais humano da bíblia.

Me converti ao cristianismo quando tinha 13 anos. Houve muita influência na minha vida para que eu tomasse minha decisão; minha avó foi a maior de todas.

Assim que me converti queria ler a bíblia inteira, então decidi começar pelo Pentateuco (cinco primeiros livros da bíblia: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio). Quando li a história de Jacó pela primeira vez, não entendi muito bem algumas partes.

1) Porque Jacó quiz roubar a primogenitura de Esaú?
2) É possível roubar a primogenitura? Primogênito não é quem nasceu primeiro? Então não dá pra roubar.
3) Qual era a vantagem de ter a primogenitura?
4) Como assim Jacó lutou com um anjo? É possível fazer isso?

Estas foram algumas perguntas que circularam na minha mente infantil. Mais tarde as respostas foram dadas através de estudos na Escola Bíblica Dominical.

Na minha opinião a Escola Bíblica Dominical é a programação mais importante para o crente. Só através do estudo bíblico é possível o crescimento da fé. Como diz a própria Bíblia: "a fé vem pelo ouvir". Graças a Deus, tive a oportunidade de ter como professor o Pastor Dinelcir de Souza Lima; esse pastor é um grande estudioso das escrituras e providenciou muitos e excelentes estudos.

Infelizmente, muitos crentes não se interessam pela escola bíblica; vou mais longe, quiçá mais profundo, e afirmo que até mesmo pastores, dirigentes e professores da igreja não dão o devido valor ao estudo bíblico. Incontáveis vezes, participei de classes em que o professor apenas lia a revista e fazia comentários, muitos sem qualquer relação com a lição; na maioria das vezes o professor sequer tinha estudado a lição. Sei que muitas igrejas têm dificuldade com pessoal, mas deixar algo tão importante nas mãos de pessoas que não têm nenhum preparo, é pura irresponsabilidade. O nome já diz: Escola Bíblica; se é uma escola temos que tratar o assunto como tal. Nunca vi uma escola que tivesse professores não capacitados.

Mas, voltemos ao Jacó. Ele com certeza deu muito mais passos para trás que para frente:

  • Roubou a primogenitura de Esaú
  • Fugiu de casa por medo do irmão
  • Foi enganado pelo tio
  • Acabou casando com uma mulher que não amava
  • Quando finalmente teve a esposa dos sonhos, não conseguia ter filhos com ela
  • Teve que fugir novamente, só que dessa vez do tio
  • Lutou com um anjo porque ainda tinha medo do irmão
  • Quando conseguiu ter filhos com a mulher amada, ela morre.
  • Teve que conviver com a terrível dor da perda de um filho.

Só um pequeno olhar nestes apontamentos e vemos que Jacó teve altos e baixos. Quem conhecemos que a vida também é assim? Todos. Entre acertos e muitos erros, nós todos vivemos. Jacó sofreu muito e teve poucos momentos de alegria, como todos nós.

Há uma canção do grupo Kades Singuers: "Tudo é paz". Uma linda música. A letra fala exatamente desse aspecto da vida: nossa luta diária, nossa angústia infinita, a obrigação de sermos vencedores porque, por pior que seja a situação, não podemos nunca nos dar o luxo de perder, nosso constante pedido de socorro, nossa solidão diante dos problemas, a necessidade de ter amor, nossa esperança. Acho que essa música, assim como a história de Jacó, resumem muito bem a condição humana. Não há uma única vez que deixei de ter lágrimas nos olhos por conta dessa canção. Me emociona muito.

Jacó é, sem sombra de dúvida, o personagem que mais se parece conosco. Com certeza, ele é o mais humano dos personagens bíblico. Ele é tão humano que no seu desespero travou uma luta impossível com um anjo só pra obter uma bênção que nem garantia o resolução do seu problema. Acho que Jacó não queria ficar só naquele momento; acho que ele queria sentir a companhia de Deus, a presença do único amigo que pode nos acompanhar durante a vida; era o seu pedido de socorro.



Tudo é Paz
Kades Singers

Senhor meu Deus,
tenho lutado muito pra sobreviver,
pois nessa vida tem barreiras pra valer.

Estou aqui
escalando a montanha do viver
e angustiado eu terei que vencer.

E angustiado,
o meu coração se encontra na pior,
Pai me socorre pois eu vivo aqui tão só,
preciso muito de Tua paz aqui em mim.

Agora eu sei
que meus amigos não me podem ajudar,
pois nessa vida meu tormento é singular,
só Tu Jesus podes minha vida
transformar.

Quero sentir
o teu amor sublime em meu coração
e a tua paz perfeita vinda de tuas mãos,

e que eu possa
sentir a tua mão na minha mão
e que eu possa descrever o amor de então
como num lindo rio onde tudo é paz 
e que eu possa
sentir a tua mão na minha mão
e que eu possa descrever o amor de então
como num lindo rio onde tudo é... paz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kades_Singers

[||] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário