sábado, 14 de fevereiro de 2015

Nostalgia

Muita coisa mudou para mim. Mudou tanto que as vezes não sei mais quem sou. Uma amiga me disse que, quando em crise, precisamos resgatar nossas origens.

Resgatar as origens... e se as origens não foram boas? E se as lembranças forem dolorosas.

Para mim as lembranças são dolorosas. Dói porque sinto saudades. Dói porque não posso voltar no tempo e reviver ou trazer de volta o passado.

Todos temos momentos bons e ruins em nossas vidas. Em relação aos momentos ruins posso dizer seguramente que perdem seu efeito ao longo do tempo; no início, nos causam sofrimento a simples lembrança desses tempos sombrios; porém, e isso é tão certo como o ar que respiramos, com o passar dos anos, a dor cauteriza e vira apenas um leve incômodo. Mesmo pessoas mais sensíveis vão notar que já não produzem lágrimas aquela determinada conjuntura. Já os momentos felizes nunca perdem o seu valor; um sorriso floresce ao resgatar essas lembranças e isso nunca acaba.

Apesar da pequena luz que produz, os momentos bons de nossa vida podem causar um efeito negativo. Isso ocorre quando não temos mais nossos amigos por perto; nesse ponto, a solidão nos causa dor porque a nostalgia pode se tornar tão forte que fica insuportável revisitar as memórias.

É justamente esse o meu problema. Nunca fui de ter muitos amigos. Já perdi a maioria. Os que tive estão longe ou não existem mais. Perdi contato com quase todos. Acho que meu maior erro foi ter focado minha vida totalmente em uma única pessoa.

Quando comecei meu relacionamento com minha ex-esposa me dediquei, como dizem, de corpo e alma. Agora que o relacionamento acabou me sinto perdido.

Mas, assim é a vida. Não vou morrer por conta de um problema.

Eu sei que este momento ruim vai passar, assim como seu efeito.

Resgatar as origens... coisa difícil de se fazer!



Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. A palavra vem do grego νόστος (nóstos - "reencontro") e ἄλγος (álgos - "dor, sofrimento"). A nostalgia já foi considerada uma condição médica no início da Era Moderna por ser associada com a melancolia, além de ser importante na literatura como um frequente tropo no Romantismo.1 
A nostalgia é diferente da saudade, pois a última é direcionada a um alvo ou momento especifico e até pode ser superada pela presença ou repetição, já a nostalgia não pode ser superada no campo físico pois diz respeito somente a uma visão idealizada de passado que cada um possui. 
Costumeiramente associa-se o sentimento nostálgico a emissões sonoras de baixa frequência. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nostalgia

[||]

Nenhum comentário:

Postar um comentário